sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

OI VERT JAM - 9ª EDIÇÃO

A 9ª edição do Oi Vert Jam abre mais uma vez a temporada do Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS) e reforça o espaço conquistado pelo Rio de Janeiro no calendário do skate mundial. O Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, entre os dias 4 e 6 de março, reunirá importantes nomes e novas apostas do skate, como o veteranoAndy MacDonald - oito vezes campeão mundial -, que está participando pela primeira vez do evento, e Pedro Barros, 15 anos, revelação na edição passada, na qual conquistou o 4º lugar.

A disputa entre os experientes skatistas e os novos talentos do skate mundial tem tudo para ser um show à parte nesta edição. Marcelo Bastos, campeão da edição 2010 do Oi Vert Jam e atual campeão mundial, já confirmou presença e está pronto para defender o título. “A competição não será fácil. A nova geração está evoluindo muito rápido e os skatistas mais experientes estão longe de estar no fim de carreira. Acredito que Bob Burnquist e Sandro Dias, que também estarão no evento, têm pelo menos mais seis anos de skate de alto nível pela frente", afirma Bastos. "Mas espero que eu consiga o bicampeonato no Oi Vert Jam”, diz o skatista de 24 anos, o representante mais velho da nova geração.

A rampa do Oi Vert Jam também promete chamar atenção. Com uma tecnologia de ponta, de padrão internacional, o half pipe, de 18m de largura por 4,20m de altura, terá dois cânions – um do lado do outro - na parte central da pista com 1,5m de largura cada. “Sempre procuramos fazer uma rampa mais desafiadora para os skatistas. E essa foi a primeira vez que consultamos previamente alguns deles para saber como preferiam. Construir um obstáculo de 3 metros de largura foi o que mais agradou, já que aumenta a dificuldade das manobras e exige mais velocidade na hora de iniciar a volta”, afirma Sandro Dias, supervisor do projeto. Além da prova individual, haverá também a prova de Best Trick (melhor manobra) da Volkswagen.

As principais estrelas internacionais do Oi Vert Jam serão os americanos Danny Mayer, Elliot Sloan, Alex Perelson e Anthony Furlong, além do australianoRenton Millar e do inglês Paul Luc Ronchetti. Entre os destaques brasileiros também vale citar Dan Cézar, atual campeão brasileiro, Edgard Pereira “Vovô” e Lincoln Ueda.

O Oi Vert Jam terá transmissão da SporTV na sexta-feira e no sábado. Domingo, a TV Globo transmite a final do skate individual, dentro do Esporte Espetacular.

O evento é uma realização da Maxsports, tem o patrocínio da Oi, Sprite e Volkswagen. A HD é a marca esportiva oficial. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro.



SOBRE O OI VERT JAM

O Oi Vert Jam é considerado um dos eventos de esporte radicais mais duradouros do Brasil. No calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro há nove anos, o campeonato é um dos eventos mais aguardados do verão carioca. Há anos tem sua estrutura montada no Parque dos Patins, contando com a beleza da Lagoa e do Corcovado como cenário para manobras para lá de radicais. Na primeira edição, em 2002, o título ficou com Sandro Dias, o Mineirinho. Em 2003, o dinamarquês Rune Glifberg tornou-se o primeiro estrangeiro a vencer o torneio.

Por causa de uma mudança de datas, o campeonato não aconteceu em 2004, sendo realizado em janeiro de 2005 com vitória de Bob Burnquist. O ano de 2006 marcou o tricampeonato do skatista carioca.

Já em 2007, Sandro Dias voltou a brilhar. Bob Burnquist levou o quarto título do Oi Vert Jam, em 2008. O skatista Renton Millar desbancou a hegemonia brasileira, em 2009, e, em 2010, o título ficou com o paulista Marcelo Bastos.


TRIBO SKATE

Nosebone de Marcelo Bastos no Oi Vert Jam 2010. (Tio Verde)


TRIBO SKATE

Vovô no Oi Vert Jam 2010. (Tio Verde)


TRIBO SKATE

Adam Taylor (2º), Marcelo Bastos (1º) e Sandro Dias (3º) no pódio do Oi Vert Jam 2010. (Tio Verde)

Publicado originalmente no site http://triboskate.globo.com 01/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário