segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A cidade e a tribo Skatista.



"Um estudo inovador, originário da dissertação de mestrado – “Corpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano (1972-1989)” – primeira produção que toma o skate como objeto de estudo em um Programa de Pós-Graduação em História. Eis a origem desta publicação, cuja área de interesse é o skate sob o holofote da história cultural. Mais especificamente, focaliza-se em estruturar e pensar a cultura skatista a partir de suas práticas e representações produzidas no espaço urbano onde sujeitos sobre ‘carrinhos’ formaram identidades e deixaram marcas na ordem social contemporânea."

Esse é  o texto que compõe o prefácio da obra que acaba de ser lançada pelo historiador e skatista Leonardo Brandão, autor da primeira dissertação de Mestrado em História sobre Skate no país. 
Skatista que já emplacou na seção Espaço Amador da CemporcentoSKATE de março de 2001, além de estrelar em diversos vídeos da Renegades, marca do interior de São Paulo que tinha como skatistas profissionais Alexandre Tizil e Haroldo Carabetti. 
Em 2009, foi aprovado na PUC (SP) para realizar a primeira tese sobre história do Skate no Brasil. E agora todo esse trabalho de pesquisa pode ser visto no livro "A CIDADE E A TRIBO SKATISTA: juventude, cotidiano e práticas corporais na história cultural", lançado pela Editora UFGD.

Aos interessados em adquirir um exemplar no livro, basta entrar em contato com Leonardo Brandão através do e-mail: brandaoleonardo@uol.com.br.


Fonte: ( cemporcentoskate.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário